por Alexandre Derani Neto
Sensação do momento, o formato tem se revelado um fenômeno de enorme potencial e, verdade seja dita, parece que veio para ficar.
Com temas para todos os gostos, alcançou 57% de crescimento entre os brasileiros somente na pandemia. Devido ao seu sucesso, celebridades e influencers mergulharam em produções mais variadas inaugurando uma espécie de corrida dos podcasts.
Mas, longe de ser uma novidade, as primeiras transmissões publicadas por ficheiros surgiram ainda no início dos anos 2000. O termo inaugurado pelo jornal britânico The Guardian fazia referência ao dispositivo da Apple que virou febre naquela década – o iPod- que usava os recursos MP3 e RSS para distribuir informação pela web. Com auxílio dessas tecnologias, foi possível reunir arquivos de áudio em um único ambiente dando origem aos primeiros podcasts.
O primeiro podcast brasileiro foi o Digital Minds¹, criado por Danilo Medeiros em 21 de outubro de 2004 e que tinha a tecnologia como tema central. Pouco tempo depois, ainda no mesmo ano, surgia o Podcast do Gui Leite e o Perhappiness², de Rodrigo Stulzer. De lá para cá, os números desse mercado cresceram vertiginosamente de modo que, hoje em dia, pesquisas já traçam o perfil geracional desses ouvintes. Trending topics bem humorados, por exemplo, são mais comuns entre millenials e à geração Z, enquanto a geração X e os baby boomers se relacionam com conteúdos de teor informativo.
Sem dúvida, a popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis foi um grande facilitador para a ascensão do formato, mas, a comodidade de se consumir informação sem prejudicar a produtividade diária é o que garante o seu sucesso. E as empresas mais atentas, é claro, têm visto nisso uma oportunidade de aumentar sua conexão com o público através do bom e velho merchandising. Mas não é só para o público externo que elas direcionam seus áudios: o podcast se tornou uma importante ferramenta de comunicação interna e endomarketing. De uma perspectiva ou de outra, o imperativo é introduzir publicidades mais sutis, para uma audiência cada vez mais segmentada.
Um feliz podcasting!
- Digital Mind por Danilo Medeiros
- Perhappiness (não encontrado)
Compartilhe: