Pular para o conteúdo

A evolução dos podcasts no Brasil

Meninas gravando
VOLTAR

Meninas gravando
por Alexandre Derani Neto
Sensação do momento, o formato tem se revelado um fenômeno de enorme potencial e, verdade seja dita, parece que veio para ficar.
Com temas para todos os gostos, alcançou 57% de crescimento entre os brasileiros somente na pandemia. Devido ao seu sucesso, celebridades e influencers mergulharam em produções mais variadas inaugurando uma espécie de corrida dos podcasts.

Mas, longe de ser uma novidade, as primeiras transmissões publicadas por ficheiros surgiram ainda no início dos anos 2000. O termo inaugurado pelo jornal britânico The Guardian fazia referência ao dispositivo da Apple que virou febre naquela década – o iPod- que usava os recursos MP3 e RSS para distribuir informação pela web. Com auxílio dessas tecnologias, foi possível reunir arquivos de áudio em um único ambiente dando origem aos primeiros podcasts.

O primeiro podcast brasileiro foi o Digital Minds¹, criado por Danilo Medeiros em 21 de outubro de 2004 e que tinha a tecnologia como tema central. Pouco tempo depois, ainda no mesmo ano, surgia o Podcast do Gui Leite e o Perhappiness², de Rodrigo Stulzer. De lá para cá, os números desse mercado cresceram vertiginosamente de modo que, hoje em dia, pesquisas já traçam o perfil geracional desses ouvintes. Trending topics bem humorados, por exemplo, são mais comuns entre millenials e à geração Z, enquanto a geração X e os baby boomers se relacionam com conteúdos de teor informativo.

Sem dúvida, a popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis foi um grande facilitador para a ascensão do formato, mas, a comodidade de se consumir informação sem prejudicar a produtividade diária é o que garante o seu sucesso. E as empresas mais atentas, é claro, têm visto nisso uma oportunidade de aumentar sua conexão com o público através do bom e velho merchandising. Mas não é só para o público externo que elas direcionam seus áudios: o podcast se tornou uma importante ferramenta de comunicação interna e endomarketing. De uma perspectiva ou de outra, o imperativo é introduzir publicidades mais sutis, para uma audiência cada vez mais segmentada.

Um feliz podcasting!

  1. Digital Mind por Danilo Medeiros
  2. Perhappiness (não encontrado)

 

Compartilhe:

⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
Sua mensagem

Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
SIM NÃO

VOLTAR
  • VOLTAR

    QUEM SOMOS


    O portal PODCASTMAIS é uma criação da Bilheteria Produções e Promoções Ltda, empresa geradora de acessos para programas de diversão e entretenimento, fundada em novembro de 2005 por Odecio Gregio, ex-diretor de TI do Banco Bradesco (um dos criadores da Internet Banking).

    A Bilheteria.com, acumulou neste tempo de mercado, importante aproximação com produtores culturais, geradores de conteúdo e centenas de empresas para as quais presta serviços aos funcionários e colaboradores, além de milhares de usuários cadastrados em seus sistemas.

    Hoje, a plataforma vende e representa dezenas de diferentes experiências de entretenimento, lazer cultural, e diante dos avanços do mercado mundial do entretenimento, a Bilheteria.com arranca para o futuro decidida a escrever uma nova história, como Ativista Cultural.

    Nossa ideia é marcar presença de forma absoluta, ao incluir entregas culturais importantes, ao assumir o papel de grande transformadora social, e assim oferecer aos nossos Ativistas, experiências que surpreendam e encantem.

    A Bilheteria.com, em sua jornada de constante revitalização, apresenta este portal de áudios PODCASTMAIS, comandado por Odecio Gregio, Vir Amaral e Wagner Yoshihara, juntos com uma dezena de parceiros, colaboradores e apoiadores, disponibilizam canais de podcasts, abrangendo uma enorme gama de entretenimento, informação, treinamento, curiosidades, história, religião , diversão, política, esportes, e muitos outros, independentes de opinião ou preferências.

    Uma sociedade só é viva, quando todos podem compartilhar suas opiniões e convicções.

    Assim seguimos nossa missão de poder incrementar o desenvolvimento dos Circos, Museus, Parques Temáticos, Cinemas, Teatros, Excursões, Cursos, Palestras, Workshops, em imersões culturais, além de provocar a geração de novas Experiências Exclusivas, sempre na missão de agradar e atrair a adesão de novos Ativistas Culturais, e poder responder a uma sociedade, disposta e ansiosa para viver momentos de lazer e conhecimento, com extrema qualidade.

    A plataforma PODCASTMAIS, a mais nova integrante da família Bilheteria.com, representa a última geração tecnológica em distribuição de conteúdos, design, e usabilidade, construída através da opinião falada de seus Ativistas Culturais.

    Sejam todos bem vindos e FELIZ PODCASTING!

    Compartilhe:
    
    ⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
    Sua mensagem

    Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
    SIM NÃO

    VOLTAR
  • VOLTAR

    TERMOS DE USO E PRIVACIDADE

    Ao utilizar os serviços do nosso site, você, usuário, concorda e aceita os termos de nossas políticas vigentes na data, cabendo verificá-la previamente, cada vez que visitá-lo.

    O portal podcastmais.com.br e seus canais agregados, tem o compromisso com a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de navegação, visita aos canais, aquisição de assinaturas e compras efetuadas nos sites. As informações dos usuários não serão fornecidas, publicadas ou comercializadas sob quaisquer circunstâncias, exceto conforme previsto nesta Política de Privacidade ou por força de lei. Todas as suas informações que passam pelo nosso sistema, desde a sua senha pessoal, os dados de seu cartão de crédito, as operações são criptografadas e, por isso, não podem ser lidas nem alteradas por terceiros. Para que estes dados permaneçam intactos, nós desaconselhamos, expressamente, a divulgação de sua senha a terceiros.

    Buscando a contínua melhoria e aspectos de segurança de dados, poderemos alterar, a qualquer momento, nossa política de privacidade. No entanto, sempre que isso ocorrer, as mesmas serão devidamente informadas neste espaço.

    Envio de Comunicados e Mensagens Publicitárias 

    A equipe do portal podcastmais.com.br e seus canais agregados, poderá enviar comunicados e mensagens publicitárias aos usuários cadastrados em nosso site, ou nossos clientes em geral, fazendo uso de todos os tipos de tecnologias e meios de comunicação disponíveis, seja por e-mail, SMS, MMS, mala-direta e outros, desde que autorizados previamente pelos usuários. Não compramos listas nem compartilhamos listas de e-mails de terceiros.

    Os comunicados, newsletters, avisos de ofertas e mensagens publicitárias enviadas por e-mail trarão, obrigatoriamente, a opção de cancelamento do recebimento destes tipos de mensagens. A solicitação será atendida no tempo mínimo necessário para realização desta execução.

    Lembramos que o endereço de e-mail informado no momento do cadastro será utilizado para envio de comunicados durante todo processo de inscrição ou compra, como por exemplo, para informar sobre todos os dados de seu pedido, status do pedido, de entrega, além de cupons de descontos e promoções exclusivas. Portanto, recomendamos que você adicione nosso portal como um remetente confiável, para evitar que tais mensagens sejam interceptadas pelo Anti-Spam de seu servidor..

    Em caso de dúvida,  por favor utilize nossos canais de comunicação, existentes no site podcastmais.com.br

    Compartilhe:
    
    ⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
    Sua mensagem

    Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
    SIM NÃO

    VOLTAR
  • VOLTAR
    Compartilhe:
    
    ⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
    Sua mensagem

    Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
    SIM NÃO

    VOLTAR