Fernando Luiz Cipriano é psicólogo, professor doutor em psicologia, filósofo e escritor.
O versátil profissional, intelectual de intensa atividade, demonstra interesse por temas relacionados à prática clínica, à modernidade e seus desafios, à identidade sexual humana, à psicanálise, à fenomenologia, às questões morais e éticas, entre outros.
Ele atua como psicoterapeuta, há mais de vinte e cinco anos, realiza supervisão clínica, palestras e cursos. É autor de Matriz Terapêutica e os Equívocos da prática clínica em psicologia, Annablume, 2007, A Mulher Lagarto e outras histórias, Intermeios, 2018, Segunda Edição, e O Cupido Azul, Intermeios, 2014.
A sua mais recente atividade refere-se à criação do Instituto Fernando Cipriano, em que diversos Projetos são materializados: o Projeto Plantão Psicológico (apoio emocional à população da cidade de São Paulo), o Projeto Promoção Cultural (patrocínio e produção das manifestações artísticas), o Projeto Apolo (assistência aos cães) e o Projeto Educação e Saúde da Família (apoio aos adolescentes e suas famílias para melhores condições de aprendizagem).
Eu trarei para vocês, todas as semanas, informações valiosas e análises clínicas realizadas durante os Plantões Psicológicos que supervisionei ao longo de duas décadas. Evidentemente que todos os nomes e informações sensíveis serão preservadas e servem exclusivamente para a compreensão da complexidade da mente e cérebro humano.
“A compreensão do comportamento humano se constitui numa das tarefas mais árduas e gratificantes que, ao elucidar motivações e intenções, permite não somente o tratamento de patologias mas a realização de escolhas conscientes, direcionadas, auto-evolutivas.”