EAGLES: UMA BIOGRAFIA MUSICAL PARTE 1
O Eagles é uma banda norte-americana que em sua formação original, em 1971, traz Glen Frey, na vocal e guitarra, Don Henley, no vocal e bateria, Bernie Leadon, vocal, guitarra e banjo e Randy Meisner, no vocal e baixo. E pode ser definida como uma banda de country rock, com harmonias vocais de alta voltagem.
Primeiro Álbum: Eagles, 1972
As combinações harmônicas dos integrantes dos Eagles impressionam muito o britânico Glyn Johns, que era engenheiro de som dos Beatles e produtor de bandas como The Who e Led Zeppelin. Assim Johns assume a produção do álbum de estreia dos Eagles, gravado em Londres.
O country clássico “Take it easy” (Glenn Frey, Jackson Browne) representa o principal single e carro chefe do disco. Chegou ao 12° lugar na Billboard Hot 100.
Outras canções que se destacam são a balada “Witchy Woman” (Bernie Leadon, Don Henley), que atinge o 9° lugar na Billboard Hot 100 e o country “Train leaves here this morning” (Bermie Leadon, Gene Clark). Com o selo de envolventes entram as canções “Tryin” (Randy Meisner ), um rock bem marcado e o country-rock “Peaceful easy feeling” (Jack Tempchin).
Desperado, 1973
Para o segundo álbum, que também tem a direção de Glyn Johns , os integrantes dos Eagles imaginam algo surpreendente. Assim, para este trabalho de 1973, adotam o conceito “rockers out of law” (roqueiros fora da lei), inspirando-se nos bandidos pistoleiros do Velho Oeste Americano. Um livro sobre o Velho Oeste, que Jackson Browne, vizinho e colega de Frey lhe deu de presente, conta as histórias de Bill Dalton e Bill Doolin, dois líderes de gangues do Velho Oeste que protagonizam a música “Doolin-Dalton”. O significado do álbum “Desperado”, que quer dizer fora da lei, é reforçado com os artistas vestidos de cowboys armados na imagem da capa e pela própria canção temática “Desperado” (Don Henley e Glenn Frey). “Desperado, why don’t you come to your senses? Come down from your fences, open the gate. It may be rainin’, but there’s a rainbow above you. You better let somebody love you. (you better let somebody love you). Before it’s too late”. Don Henley e Glenn Frey são responsáveis por oito das composições num repertório de 11 canções do disco, incluindo a surpreendente “Tequila Sunrise” e a inesquecível “Desperado” que aparecem entre as mais populares dos Eagles.
É envolvente a canção “Twenty one” (Bernie Leadon) no ritmo bluegrass, originário das tradicionais músicas norte-americanas das montanhas Apalaches, do Sul dos EUA (entre Tennesse e Kentuchy), que além da guitarra, violão e baixo acústico utilizam o banjo, o bandolim, o violino e o dobro, espécie de violão que tem um cone metálico dentro da caixa de ressonância.
Merecem atenção especial o rock leve “Certain kind of fool” (Don Henley, Glenn Frey, Raidy Meinsner) e o rock pesado “Out of control” (Don Henley, Glenn Frey, Tom Nixon).
Terceiro Álbum: On the Border (1974)
No terceiro e incrível álbum de estúdio dos Eagles, Henley e Frey deixam o estilo country aparecer em apenas uma música “Midnight flyer” (Paul Craft). O rock, “On the border”(Don Henley, Glen Frey, Bernie Leadon) batiza o disco.
As baladas são as canções mais envolventes. Como “It is true” (Randy Meisner), solada por Rainy Meisner e a incrível “You never cry like a lover” (Don Henley, J.D. Souther)
“The best of my Love” ( Don Henley, Glenn Frey, J.D. Souther), com Henley no solo vocal é o grande hit, atingindo o número 1 das paradas. A faixa “Already gone” (J.P Tempchin, R. Strandiund) também é bem sucedida, chegando à 32ª posição.
Glyn Johns produz parte do disco, mas durante as gravações, é substituído por Bill Szymczyk que traz o guitarrista Don Felder para um sessão de gravação e que em seguida vai se tornar o quinto Eagle.
Na parte 2 da biografia musical dos Eagles, trazemos o famoso álbum Hotel Califórnia, de 1976 e mais três surpreendentes obras de estúdio dos Eagles, ilustradas em crônica e podcast. Leia e o ouça também.
Nota 1 – Pesquisa histórica, pesquisa musical e texto por Nando Cury
Compartilhe: