FÓRMULAS DA AMIZADE
Se por acaso a vida anda estranha, chata, parece às vezes difícil. Certamente é menos estranha, menos complicada pra quem pode contar com seus bons amigos e boas amigas.
Amigo ou amiga é aquele pão muito especial que a gente guarda, com todo o cuidado, dentro de uma embalagem inviolável para não endurecer, nem murchar. E quando a embalagem é aberta, através da senha de um telefonema, uma mensagem de whats App ou um e-mail, a comunicação está fresquinha, as trocas de palavras pululam saborosas do pensamento, os aromas dos assuntos batem fortes no coração. A conversa sai fácil, tem repertório, não quer intervalos. Traz bom humor, alegria pra nossa alma.
Que maravilha ter amigos. Há muito tempo sinto que sou e ajo um pouco como cada amigo que convivo e convivi até hoje. Poxa, este franzir da testa me lembra do… Ah, este jeito de caminhar é parecido com o do… Nossa, estou usando a frase da…
Muitos são os ingredientes que compõem as diferentes fórmulas da atração e do relacionamento entre as pessoas que se tornam amigos. A empatia é um dos pontos principais. Para alguns entra a admiração, o respeito, a solidariedade, a generosidade. Outros incluem a paciência, o modo de saber conversar e ouvir. Em qualquer época da vida, colhemos e cativamos amigos, por algum tipo de conexão. São nossos familiares, vizinhos, colegas das nossas escolas, pais das escolas de nossos filhos, colegas de turmas da faculdade, pós-graduação, mestrado, de empresas que trabalhamos, de novos projetos. São companheiros praticantes de esportes. Amantes da música, literatura, cinema, viagens, de reuniões caseiras regadas a papos interessantes e gastronomia. Parceiros de grupos que tem como objetivo comum aprender a meditar, dançar, equilibrar o corpo e a mente, outros motivos.
“A amizade é uma virtude extremamente necessária à existência humana e ninguém deseja viver sem amigos, mesmo dispondo de todos os outros bens”. “A amizade que visa o bem e cujos amigos se procuram porque querem bem uns aos outros é essa a amizade verdadeira”, são afirmações de Aristóteles.
Para Mário Sérgio Cortela: “Amizade boa é aquela que te ajuda a crescer, mesmo que, às vezes, o feedback não seja o mais bonzinho. Amigo de verdade alerta sobre erros, independente se o outro vai gostar ou não. Os verdadeiros amigos veem seus erros e te advertem”. O bom amigo ou a boa amiga pode ser nosso ou nossa confidente e a recíproca é verdadeira.
Recomenda Drummond de Andrade sobre o tom do relacionamento, que deve permanecer na medida certa: “Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada”.
A boa amizade supera as dimensões de tempo, espaço e distância. Nossa rede de amigos existe muito antes da rede das mídias sociais. Mas hoje, especialmente com a necessidade do distanciamento, as mídias sociais nos aproximam tanto dos amigos que moram longe, quanto dos que estão por perto. Nos conectam com aqueles que há tempos não vemos, nem encontramos. Nos oferecem a possibilidade de ter novos amigos.
Também acessíveis a qualquer momento, por diferentes suportes –LP, CD, streaming – algumas canções memoráveis nos lembram do poder da amizade.
“Amigo é coisa pra se guardar dentro do coração, mesmo que o tempo e a distância digam não”, é uma linda mensagem da música Canção da América de Milton Nascimento e Fernando Brant. “Quando estiver com dificuldades… feche os olhos e pense em mim e logo estarei lá para iluminar sua noite mais escura”, está presente em You´ve got a friend”, de Carole King. “Como você se sente no final do dia? Fica triste por estar sozinho ou sozinha? Não, você conta com a pequena ajuda de seus amigos”, fica o recado de Lennon & Mc Cartney em With a little help from my friends, do Sargent Peppers.
Gratidão imensa a todos os meus amigos e amigas.
OUÇA O PODCAST DESTE TEXTO COM AS MÚSICAS. CLIQUE AQUI.
Compartilhe: