What a difference a day makes

WHAT A DIFFERENCE A DAY MAKES: CANÇÕES ORIGINAIS E SUAS VERSÕES

Dinah WashingtomA cantora norte-americana Dinah Washington lançou “What a difference a day makes” em 1959. Além de torna-la famosa, Dinah recebeu nesse ano o Grammy Award de Melhor Performance de Rhythm and Blues.  

Mas a canção que parece ser um standard de música americana é originalmente um bolero. Foi criada em 1934 pela compositora mexicana Maria Grever, com o nome de “Cuando vuelva a tu lado”. A letra escrita por Grever fala de um desabafo de amor perdido. “Quando eu voltar para o seu lado. Não me negue seus beijos. Que o amor que eu te dei. Você não será capaz de esquecer.” 

Capa MariNascida no México, Maria Grever viveu nos Estados Unidos e começou sua carreira nos anos 20, criando trilhas sonoras para a Paramount Pictures e 20th Century Fox. Quando ingressou na ASCAP, a agência americana de proteção de direitos autorais de compositores e letristas, conheceu o compositor e letrista Stanley Adams, que era presidente da entidade. Assim surgiu a versão em inglês, que Adams batizou de “What a diference a day makes”, retratando a transformação que um dia de romance é capaz de realizar. “What a difference a day made. Twenty-four little hours. Brought the Sun and the flowers. Where there used to be rain”. 

capa LamarquePor sua vez, Maria Grever foi a primeira compositora mexicana a tornar-se uma autora de sucesso, tendo escrito mais de 800 canções, na maioria boleros. A cantora mexicana Libertad Lamarque, presta uma homenagem a ela no álbum de 1956, denominado “Libertad Lamarque Canta Canções de Maria Grever”. 

 

Capa Esther PhillipsAntes de Dinah Washington a canção foi gravada por outros interpretes, como o band leader e clarinetista inglês Harry Roy. E teve relativo sucesso com a Dorsey Brothers Orchestra que tem Bob Crosby no vocal.  

Uma surpreendente versão de What a difference day makes” muito lembrada por DJs, foi lançada em disco music, em 1975, pela cantora Esther Philips. 

Toni Bennett and Kermit the frogÉ de Tonny Benett uma tradicional versão de “What a difference day makes” que está presente no disco da trilha musical da comédia romântica “One Fine Day” estrelada por George Clooney e Michele Pfeiffer, em 1996. 

O talentoso cantor e pianista Jamie Cullum abre seu álbum “Twenty something”, de 2003, com uma imperdível versão de “What a difference day makes” 

Capa Rod StewartEm 2010 sai o volume 5 do The Great American Songbook de Rod Stewart que, com sua inconfundível voz, traz uma versão empolgante de “What a difference day makes.” 

Em 2013, a versátil Natalie Cole inclui “Cuando vuelva a tu lado” no seu álbum “Natlie Cole em Espanõl”, cantando uma parte também em inglês. 

Capa Aretha FranklinVale destacar a incrível gravação de “What a difference a day makes”, com a diva Aretha Franklin. Foi lançada em 1964, no seu álbum Unforgetable: A Tribute to Dinah Washington, com a veneração de Aretha à admirada cantora que havia falecido precocemente, em 1963, com 39 anos de idade.  

 


What a difference a day makes (Maria Grever, Stanley Adams) 

What a diff’rence a day made
Twenty-four little hours
Brought the Sun and the flowers
Where there used to be rain
My yesterday was blue, dear
Today I’m part of you, dear
My lonely nights are through, dear
(Since you said you were mine) 

What a diff’rence a day makes
There’s a rainbow before me
Skies above can’t be stormy
Since that moment of bliss, that thrilling kiss
(It’s heaven when you find romance on your menu) 

 What a diff’rence a day made
And the difference is you 


Cuando vuelva a tu lado (Maria Grever) 

Cuando vuelva a tu lado
No me niegues tus besos
Que el amor que te he dado
No podrás olvidar 

No me preguntes nada
Que nada he de explicarte
Que el beso que negaste
Ya no lo puedes dar 

Cuando vuelva a tu lado
Y esté sola contigo
Las cosas que te digo
No repitas jamás por compasión
Une tu labio al mío
Y estréchame en tus brazos
Y cuenta los latidos
De nuestro corazón 

Cuando vuelva a tu lado
No me niegues tus besos
Que el amor que te he dado
No podrás olvidar 

No me preguntes nada
Que nada he de explicarte
Que el beso que negaste
Ya no lo puedes dar 

Cuando vuelva a tu lado
Y esté sola contigo
Las cosas que te digo
No repitas jamás, por compasión
Une tu labio al mío
Y estréchame en tus brazos
Y cuenta los latidos
De nuestro corazón 

 NOTA 1. Outras versões recomendadas de “What a difference a day makes”:  Julie London, Chantal Chamberland, Diana Ross, Jaimee Paul, Dean Martin, Jade Baraldo & Clarissa Muller.
NOTA 2. Sugestão de tema por Rui Célio Jorge.
NOTA 3. Pesquisa histórica, pesquisa musical e texto por Nando Cury.  


 

Compartilhe:

⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
Sua mensagem

Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
SIM NÃO