Uso de músicas em podcasts

VOLTAR

Vou usar músicas ou trechos de músicas no meu podcast? Como fica, tenho que pagar?

Existe um conceito difundido, e assumido por parte dos criadores de conteúdo de que tudo o que está na internet, é público e posso usar em minhas publicações, divulgações, vídeos, playlists, podcasts e etc. Entenda-se como conteúdo as fotos, cliparts, músicas, sons, vídeos, trechos, etc.

A resposta é, não é bem assim, alguns fatores devem ser considerados e pesquisados.

Para uso de músicas, esta é uma pergunta recorrente em nosso portal e merece uma explanação mais detalhada sobre o assunto. Para a resposta é preciso fazer algumas perguntas, tais como:

A música é de domínio público?

A música é de uso livre, porém exige créditos?

A música é comercial e tem direitos autorais vinculados?

Se você não sabe responder, a resposta inicial é, NÃO use antes de pesquisar a qual categoria a música pertence.

Onde você pretende usar a música?

  1. Em um podcast público,

2. Em um podcast privado e pessoal,

3. Pretendo monetizar com o podcast privadamente ou publicamente,

4. Será usado sem uso comercial ou monetizado.

E se eu usar sem pedir autorização, o que pode acontecer?

Se o proprietário dos direitos de uso da música tomar conhecimento e ouvir, ele pode não fazer nada por julgar cabível o uso, pode solicitar os créditos públicos de autoria, pode solicitar que você remunere os direitos de uso, pode solicitar o valor da monetização recebida parcial ou total para ele, pode pedir para retirar a música do podcast. Caso isto não seja atendido, ele o autor e único dono dos direitos de propriedade, pode procurar os seus direitos para que seu pedido seja atendido.

Você só deve usar e fazer upload de faixas de terceiros, para as quais possui todas as licenças necessárias. Para isto, é necessário entrar em contato com o detentor original dos direitos autorais, que podem ser o autor, o dono dos direitos, os herdeiros ou um escritório de representação como o ECAD.

Este procedimento é válido também para uso de nome de pessoas, entrevistas, narrativas. É preciso que você no mínimo comunique ao interessado e se necessário solicite autorização desta pessoa.

A menos que o uso de uma determinada música seja mesmo necessária, a sugestão é sempre usar músicas de uso público, ou que façam parte da licença Creative Commons, amplamente encontrada na internet, nos bancos de música de uso livre.

Se ainda tiver alguma dúvida, por favor entre em contato conosco pelo formulário “Fale Conosco”, e envie suas perguntas. Será um prazer responde-las

Feliz Podcasting!


⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
Sua mensagem

Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
SIM NÃO

VOLTAR
Marcações:
Share
  • VOLTAR

    QUEM SOMOS


    O portal PODCASTMAIS é uma criação da Bilheteria Produções e Promoções Ltda, empresa geradora de acessos para programas de diversão e entretenimento, fundada em novembro de 2005 por Odecio Gregio, ex-diretor de TI do Banco Bradesco (um dos criadores da Internet Banking).

    A Bilheteria.com, acumulou neste tempo de mercado, importante aproximação com produtores culturais, geradores de conteúdo e centenas de empresas para as quais presta serviços aos funcionários e colaboradores, além de milhares de usuários cadastrados em seus sistemas.

    Hoje, a plataforma vende e representa dezenas de diferentes experiências de entretenimento, lazer cultural, e diante dos avanços do mercado mundial do entretenimento, a Bilheteria.com arranca para o futuro decidida a escrever uma nova história, como Ativista Cultural.

    Nossa ideia é marcar presença de forma absoluta, ao incluir entregas culturais importantes, ao assumir o papel de grande transformadora social, e assim oferecer aos nossos Ativistas, experiências que surpreendam e encantem.

    A Bilheteria.com, em sua jornada de constante revitalização, apresenta este portal de áudios PODCASTMAIS, comandado por Odecio Gregio, Vir Amaral e Wagner Yoshihara, juntos com uma dezena de parceiros, colaboradores e apoiadores, disponibilizam canais de podcasts, abrangendo uma enorme gama de entretenimento, informação, treinamento, curiosidades, história, religião , diversão, política, esportes, e muitos outros, independentes de opinião ou preferências.

    Uma sociedade só é viva, quando todos podem compartilhar suas opiniões e convicções.

    Assim seguimos nossa missão de poder incrementar o desenvolvimento dos Circos, Museus, Parques Temáticos, Cinemas, Teatros, Excursões, Cursos, Palestras, Workshops, em imersões culturais, além de provocar a geração de novas Experiências Exclusivas, sempre na missão de agradar e atrair a adesão de novos Ativistas Culturais, e poder responder a uma sociedade, disposta e ansiosa para viver momentos de lazer e conhecimento, com extrema qualidade.

    A plataforma PODCASTMAIS, a mais nova integrante da família Bilheteria.com, representa a última geração tecnológica em distribuição de conteúdos, design, e usabilidade, construída através da opinião falada de seus Ativistas Culturais.

    Sejam todos bem vindos e FELIZ PODCASTING!

    
    ⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
    Sua mensagem

    Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
    SIM NÃO

    VOLTAR
  • VOLTAR

    TERMOS DE USO E PRIVACIDADE

    Ao utilizar os serviços do nosso site, você, usuário, concorda e aceita os termos de nossas políticas vigentes na data, cabendo verificá-la previamente, cada vez que visitá-lo.

    O portal podcastmais.com.br e seus canais agregados, tem o compromisso com a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de navegação, visita aos canais, aquisição de assinaturas e compras efetuadas nos sites. As informações dos usuários não serão fornecidas, publicadas ou comercializadas sob quaisquer circunstâncias, exceto conforme previsto nesta Política de Privacidade ou por força de lei. Todas as suas informações que passam pelo nosso sistema, desde a sua senha pessoal, os dados de seu cartão de crédito, as operações são criptografadas e, por isso, não podem ser lidas nem alteradas por terceiros. Para que estes dados permaneçam intactos, nós desaconselhamos, expressamente, a divulgação de sua senha a terceiros.

    Buscando a contínua melhoria e aspectos de segurança de dados, poderemos alterar, a qualquer momento, nossa política de privacidade. No entanto, sempre que isso ocorrer, as mesmas serão devidamente informadas neste espaço.

    Envio de Comunicados e Mensagens Publicitárias 

    A equipe do portal podcastmais.com.br e seus canais agregados, poderá enviar comunicados e mensagens publicitárias aos usuários cadastrados em nosso site, ou nossos clientes em geral, fazendo uso de todos os tipos de tecnologias e meios de comunicação disponíveis, seja por e-mail, SMS, MMS, mala-direta e outros, desde que autorizados previamente pelos usuários. Não compramos listas nem compartilhamos listas de e-mails de terceiros.

    Os comunicados, newsletters, avisos de ofertas e mensagens publicitárias enviadas por e-mail trarão, obrigatoriamente, a opção de cancelamento do recebimento destes tipos de mensagens. A solicitação será atendida no tempo mínimo necessário para realização desta execução.

    Lembramos que o endereço de e-mail informado no momento do cadastro será utilizado para envio de comunicados durante todo processo de inscrição ou compra, como por exemplo, para informar sobre todos os dados de seu pedido, status do pedido, de entrega, além de cupons de descontos e promoções exclusivas. Portanto, recomendamos que você adicione nosso portal como um remetente confiável, para evitar que tais mensagens sejam interceptadas pelo Anti-Spam de seu servidor..

    Em caso de dúvida,  por favor utilize nossos canais de comunicação, existentes no site podcastmais.com.br

    
    ⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
    Sua mensagem

    Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
    SIM NÃO

    VOLTAR
  • VOLTAR
    

    ⇵ MANDE SUA MENSAGEM ✉





    
    ⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
    Sua mensagem

    Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
    SIM NÃO

    VOLTAR
  • VOLTAR
    

    ⇵ MANDE SUA MENSAGEM ✉





    
    ⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
    Sua mensagem

    Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
    SIM NÃO

    VOLTAR