Mulher acordando

CANÇÕES DE ACORDAR

O jeito de acordar, depois de uma noite de descanso, é muito importante para a disposição no resto do dia. Está diretamente associado à qualidade do sono. Se for um sono repousante, pode gerar bom humor. Ou o contrário, no caso de um sono interrompido pela insônia.

O acordar também se refere ao modo como enfrentamos as nossas tarefas, dificuldades e metas diárias. Vale pros lados racional e emocional. Entra na qualidade dos relacionamentos bem ou mal resolvidos em família, com os amigos, no trabalho, com todos que convivemos enfim. Acordar no sentido de enxergar aquilo que é verdadeiro, que pode nos fazer mais felizes em nossas convivências.

E o acordar tem ainda o significado de ficarmos em alerta, para não cairmos em armadilhas, escapar de perigos, não sermos pegos de surpresa ou não entrarmos em situações complicadas. Nesta crônica trazemos um playlist de músicas que usam a palavra acordar, em diferentes sentidos.

Casal deitado na gramaO projeto musical Cabeças no Ar, de 2004, criado pelos conhecidos cantores portugueses Rui Veloso, Jorge Palma, Tim, João Gil e Carlos Tê , traz a canção “Hora de acordar” ((Carlos Tê, João Gil), que carrega uma letra bem humorada sobre o tema.” É hora de acordar, chama o despertador. Toda a casa me chama, o que dava por ficar. Mais meia hora na cama, mas é hora de acordar. É hora de abalar. Seis quilos pesa a sacola. É o peso da instrução. Chego tarde às horas da escola. Saio de lá cidadão”.

A presença da pessoa amada, aparecendo e desaparecendo na imaginação do autor. E que, de repente, tem um modo especial de surgir. É o que propõe Nei Lisboa na canção “Pra te lembrar” que tem uma versão de Caetano Veloso. “Que que eu vou fazer pra te esquecer? Sempre que já nem me lembro. Lembras pra mim. Cada sonho teu me abraça ao acordar como um anjo lindo.”

A canção “Quem sabe isso quer dizer amor”, de Marcio Borges, e Salomão Borges Filho, está presente no LP Pietá, de Milton Nascimento. Lançado em 2005 Aqui, o acordar traduz o momento em que o personagem recebe a revelação do amor em relação à pessoa amada. ”Cheguei a tempo de te ver acordar. Eu vim correndo à frente do sol. Abri a porta e antes de entrar. Revi a vida inteira. Pensei em tudo que é possível falar. Que sirva apenas para nós dois… Quem sabe isso quer dizer amor. Estrada de fazer o sonho acontecer.”

Acordar na real, quando a paixão já não existe mais, está expresso na canção “Nem sol, nem lua, nem eu”, de Dudu Falcão e Lenine Pimentel, presente no disco de Maria Bethânia de 2001.” Hoje eu acordei o dia. Antes dele te acordar. Fui a luz da estrela- guia. Pra poder te iluminar. Derramei minha saudade. E a cidade escureceu. Desabei na tempestade. Por um beijo seu”.

Um convite para acordar e receber uma linda mensagem de bom dia, com desejos de que chegue algo ou alguém especial. Aparece no enredo de “Canção de acordar” de Flávio Venturini e Vito Hugo Santo, gravada por Diana Pequeno, no álbum “Mistério das Estrelas”, de 1985 “Acorde linda disposta e bela. Abra os olhos, abra a janela. A noite já se foi. Agora é hora de viver na vertical. O dia há de trazer. Uma notícia, ou alguém especial. O dia inteiro vive naquela. Sol brilhante, lua amarela. A noite pode ter escondido. Algum tesouro no quintal.”

O desejo de acordar numa nova era , mais integradora, mais receptiva, mais feliz. Está na proposta de “Pra gente acordar”, composta por Francisco Gil, José Gil, João Gil, Julia Mestre Teixeira), e cantada pelos Gilsons. “Queria entender. As histórias de um mundo. Que ninguém vai saber. É luz que nos guia, o brilho da estrela maior. E há de nascer um novo amanhã. Pra gente acordar e dançar. Sem medo de ser, sem medo de amar. Sem que nada possa nos machucar”.

Casal deitado no piso de madeiraDepois da aceitação do fim do relacionamento, a certeza de acordar e sentir as mudanças da vida, pra poder fazer as mesmas coisas de um jeito diferente. É o que mostra “Tudo novo de novo” de Paulinho Moska. “Vamos começar. Colocando um ponto final. Pelo menos já é um sinal. De que tudo na vida tem fim. Vamos acordar. Hoje tem um sol diferente no céu. Gargalhando no seu carrossel. Gritando nada é tão triste assim. É tudo novo de novo”.

Pra finalizar, duas músicas onde o Acordar é alerta de perigo. A primeira lembra a saga do mais famoso casal de cangaceiros brasileiros, os pernambucanos Virgulino Ferreira da Silva, Lampião e Maria Bonita, em marcante atuação no sertão, entre 1922 a 1938 E que tinham como opositores-perseguidores os volantes, membros das forças policiais locais. A conhecida canção “Acorda Maria Bonita” de Antonio dos Santos, é uma homenagem a essa ilustre personagem da nossa história. E ficou linda na voz de Marlui Miranda, mais os arranjos de Nelson Ayres no LP “Olho DÁgua” de 1979 ”Acorda, Maria Bonita. Levanta, vai fazer o café. Que o dia já vem raiando. E a polícia já está em pé. Se eu soubesse que chorando. Empato a tua viagem. Meus olhos eram dois rios. Que não te davam passagem”.

A segunda música, onde acordar é alertar leva a autoria de Julinho de Adelaide. Mas o compositor de verdade é Chico Buarque, que em 1974, em pleno Regime Militar, estava sofrendo uma censura brutal nas letras de suas músicas. Então resolveu gravar um LP, chamado Sinal Fechado, cantando músicas de outros autores. Sabiamente, conseguiu incluiu “Acorda amor “, usando um pseudônimo. “Acorda amor. Eu tive um pesadelo agora. Sonhei que tinha gente lá fora. Batendo no portão, que aflição. Era a dura, numa muito escura viatura. Minha nossa santa criatura. Chame, chame, chame lá. Chame, chame o ladrão, chame o ladrão”.

Pesquisa histórica, musical e texto por Nando Cury.

OUÇA O PODCAST DESTE TEXTO COM AS MÚSICAS. CLIQUE AQUI.


 

Compartilhe:

⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
Sua mensagem

Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
SIM NÃO