CANÇÕES ORIGINAIS E SUAS VERSÕES: ALWAYS ON MY MIND 

Ao pensarmos na canção “Always on my mind” logo surgem em nossa memória alguns cantores famosos. Para quem a associa com os anos 70, pode lembrar de ouví-la na voz de Elvis Presley. Mas esta não é uma composição de Elvis. E sim dos músicos cantores Wayne Gwen Mcgrae - You are always on my mindCarson, Johnny Christopher e Mark James que a escreveram em 1971.  Elvis não foi o compositor, mas foi o primeiro a gravar Always on my mind? Também não. Há divergências nas fontes de informação sobre quem fez a gravação original de “Always on my mind”. Por isso vamos trazer duas hipóteses sobre isso. A mais provável é a que conta que quando a canção ainda se chamava “You were always on my mind” ela foi incluída no álbum da cantora de soul e R&B Gwen Mc Crae, em março de 1972. 

A outra teoria sobre a gravação original vem de uma fonte ligada a emissora de rádio paulista, que a atribui ao cantor BJ Thomas, que deve tê-la lançado já com o nome definitivo de “Always on my mind”, mais possivelmente em 1972. 

Mais uma gravação anterior a de Elvis é assinada pela cantora Brenda Lee que incluiu “Always on my mind” em seu disco “Brenda”, em junho de 72.  

Elvis Presley - You are always on my mindAgora vamos falar da versão de Elvis, que foi lançada em outubro de 1972. Nesse ano Elvis ainda administrava a ressaca do contestado e triste divórcio com Priscila Presley. Assim a canção “Always on my mind” encaixou-se, sob medida física e emocional, no seu tão celebrado single que traz “Always on my mind” no lado A e “Separate Ways”, de Red West e Richard Mainegra, no lado B.  A letra de “Always on my mind” expressa, à moda antiga, um pedido de desculpas por não ter dado o devido valor à pessoa amada. E também faz outro pedido de uma segunda chance. A memorável interpretação de Elvis não trouxe nem o casamento e nem o amor de Priscila de volta, mas canção atingiu o décimo sexto lugar na Billboard Hot Country Singles, virando a favorita da carreira do cantor.  

Uma versão muito importante de “Always on my mind” é a de Willie Nelson de 1982, que conta com o backing vocal de Johnny Christopher, um dos autores da música. A versão de Willie Nelson chegou ao Top Ten das paradas nos Estados Unidos e Canadá. “Always on my mind” ganhou três prêmios Grammy em 1983:  Canção do Ano, Melhor Canção Country e Melhor Performance Vocal Country Masculina para Willie Nelson.  

 No ano de 2002, a cantora canadense Anne Murray lançou seu álbum “Anne Murray, Country Crooning”, incluindo sua versão de “Always on my mind”.  

Pet Shop Boys - You are always on my mindEm 1987, a rede de televisão britânica ITV convidou os Pet Shop Boys para um show no programa especial “Love Me Tender”, em homenagem aos 10 anos da morte de Elvis Presley. E eles tocaram e cantaram “Always on my mind” de um jeito pop eletrônico que foi muito recebido e comentado. Assim a banda gravou em seguida a sua versão de “Always on my mind”, que ficou no topo das paradas por 4 semanas, sendo a mais tocada no Natal de 1987.  

 

Para quem esperava algo mais afetivo, chega em 2007, a gravação romântica de “Always on my mind” presente no álbum “Call me irresponsable” de 2007 do cantor Michael Bublé. 

No ano de 2021, Richard Kruspe, guitarrista da banda alemã Rammstein, lança um projeto musical paralelo chamado Emigrate. E convida Till Lidermann, cantor do Rammstein para cantar uma versão punk pop rock de “Always on my mind”. O arranjo carrega um tom questionador. Em dado momento aparece uma voz feminina intervindo de modo cínico com a frase: Unhm, yeah, right.  

A canção Always on my mind registra mais de 300 regravações. Há uma versão emocionante com seus autores Wayne Carson, Johnny Christopher e Mark James numa gravação ao vivo em 2016, que inclui montagem com a voz de Wayne Carson que havia falecido um ano antes. Tem a recomendada versão de 2022, com a talentosa cantora britânica Connie Talbot, acompanhando-se ao piano. Como curiosidade, existem versões em português com Zezé de Camargo e Luciano e cantores americanos. 

Eric Clapton - You are always on my mind

 

Para finalizar destacamos uma versão de “Always on my mind” com selo de imperdível, datada de 2023. Trata-se de um presente muito caprichado do cantor country Bradley Walker e de Eric Clapton, em comemoração ao nonagésimo aniversário de Willie Nelson. A voz principal é de Bradley, Clapton faz dueto e um solo clássico de guitarra, Ronnie Wood, dos Rolling Stones, acompanha com a segunda guitarra.  

 

ALWAYS ON MY MIND (Letra, lyrics) 

Maybe I didn’t treat youQuite as good as I should haveMaybe I didn’t love youQuite as often as I could have
Little things I should have said and doneI just never took the time
You were always on my mind (you were always on my mind)You were always on my mind
Maybe I didn’t hold youAll those lonely, lonely timesAnd I guess I never told youI’m so happy that you’re mine
If I made you feel second bestGirl, I’m so sorry I was blind
You were always on my mind (you were always on my mind)You were always on my mind

NOTA: pesquisa histórica, biográfica e musical, texto por Nando Cury. 


 

Compartilhe:

⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
Sua mensagem

Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
SIM NÃO