Mulher ouvindo música

FALANDO DE IMAGINAÇÃO E MUSICA

Se é real, é real. Como vemos, ouvimos, sentimos o aroma, o sabor, a textura lisa ou áspera de algo, alguém ou de algum ambiente. Se não existir, não representar o momento vivido ou não for concebível no mundo real, pertence à imaginação.

Mulher pensativa Quem nunca teve uma amiga ou amigo imaginário? Que tinha um nome ou apelido. E podia ser descrita (o) em detalhes por quem convivia com ela ou ele. E quantas histórias imaginadas juntos. Ao imaginar coisas boas, estamos conspirando a favor de nossas saúdes mental, física e emocional. Mas, nem sempre o que vivenciamos na imaginação podemos ter na vida real.

Homem pintando um quadroEm matemática existe o número imaginário e a conta que leva para o infinito em algum lugar imaginário. Toda obra ou evento de arte precisa da imaginação dos autores e de todos que participam de seu planejamento e execução. Assim acontece nas telas dos pintores.

Está presente nos enredos e personagens dos livros. Nos roteiros, nas intervenções dos diretores de arte, escolha de trilhas musicais, criação de figurinos, na cabeça dos cenografistas, cinegrafistas, iluminadores, na atuação dos dançarinos e dos atores nos filmes, novelas, espetáculos de dança e teatro.

E, do mesmo modo, a imaginação entra nítida também nas músicas. Na composição das melodias e dos versos. Na criação das harmonias e arranjos. Marca presença na fase de produção, nas mixagens e na criação das capas. E de modo explícito se faz evidente nas interpretações das músicas pelos cantores, bandas e orquestras. Resta mencionar o que a palavra imaginação pode significar quando mencionada nos contextos das canções.

Sá e Guarabira capa do disco Pirão de peixe e pimentaSá & Guarabyra usam a palavra imaginação em pelo menos três composições da dupla, gravadas em álbuns diferentes. Primeiro em “Pirão de peixe com pimenta”, música e disco do mesmo nome, de 1977, quando Sá e Guarabyra contam casos vividos numa viagem que fizeram por terras baianas.” Carne de sol. Pirão de peixe com pimenta. E uma boa Januária completando a refeição. Dizendo assim até parece que é mentira. De Sá e Guarabyra. Coisa da imaginação”. A palavra aparece novamente, em 1979, na romântica “Peixe Voador”, do disco Quatro. “Coisas que você nunca pensou fazer aparecem na cabeça em noites de verão. O vento morno, o vôo das mariposas, dão força de vida à imaginação.”

Imagem Viúva Porcina e Zéca Diabo, da novela Roque Santeiro - Rede Globo de TelevisãoA outra citação está em “Chuva e sol” do LP “Harmonia”, de 1985, que reúne músicas da trilha da Novela Roque Santeiro, e é o sétimo disco da dupla. “Lembro o dia estranho que passava. Uma porta aberta pra calçada. Entre chuva e sol apareceu você. Imaginação ou movimento”.

 

Peninha“Sozinho” de Rogerio Peninha Mendonça foi lançada em 1997 e recebeu o Prêmio Sharp de melhor música do ano. Gravada por Caetano Veloso, dois anos depois, foi parar na trilha sonora da novela Suave Veneno, ilustrando as cenas dos personagens de Rodrigo Santoro e Luana Piovani. Começa no gerúndio: “Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando nós dois. Eu fico ali sonhando acordado. Juntando o antes, o agora e o depois.”

Legião UrbanaUm dos maiores sucessos do Legião Urbana, é a música “Será” de 1985, composta por Eduardo Dutra Villa Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfa. “Eu posso tá sozinho. Mas eu sei muito bem aonde estou. Cê pode até duvidar. Acho que isso não é amor. Será só imaginação? Será que nada vai acontecer?”

 

Arlindo CruzDona Ivone Lara foi uma referência como compositora de canções para o carnaval e de sambas. Sua música “Força da imaginação” ganhou interpretações de vários cantores famosos. Recomendo a de Arlindo Cruz. “Força da imaginação. Vai lá. Além dos pés e do chão. Chega lá. Porque que a mão ainda não toca. Coração um dia alcança. Força da Imaginação. Vai lá.”

 

Créditos: Minha Imaginação [André Abujamra), com André Abujamra/ Vou me afundar na Lingerie (Arnaldo Baptista), com Arnaldo Baptista/ Imagine (John Lennon), com Orquestra de Ouro Preto/ Pirão de peixe com pimenta (Sá & Guarabyra), com Sá & Guarabyra/ Peixe Voador (Sá & Guarabyra), com Sá & Guarabyra/ Chuva e Sol (Sá & Guarabyra), com Sá & Guarabyra/ Sozinho (Rogerio Peninha Mendonça), com Caetano Veloso/ Será (Eduardo Dutra Villa Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá), com Legião Urbana/ Força da imaginação (Dona Ivone Lara), com Arlindo Cruz/ Sugestão de tema e pesquisa musical por Toni Liutk/ Pesquisa histórica e textos por Nando Cury.Imagem dos personagens “Viúva Porcina e Zéca Diabo” pertencentes à novela “Roque Santeiro da Rede Globo de Televisão.


 

Compartilhe:

⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
Sua mensagem

Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
SIM NÃO