Quadro de Lu Paternostro
CANÇÕES POPULARES E RELIGIOSIDADE

Para os não ateus, um dos pilares do equilíbrio vital é a saúde espiritual. Entendendo como espiritual aquele que transcende o ambiente físico, vem de outra dimensão, transmite outro tipo de energia, representa uma força sobrenatural. Para contatos com o espiritual, uns usam a meditação. Outros, por influência ou herança cultural, costume familiar ou comunitário, valem-se de orações ligadas a uma certa religião. Em nosso país laico, todas as religiões tem o direito de serem praticadas, oferecendo seus cultos, ritos e regras de comportamento

A espiritualidade através da religiosidade se faz presente também, e de um modo forte e vibrante, nas canções populares. Neste episódio trazemos canções que contém sinais de religiosidade ligados ao Catolicismo, praticado por cerca de 50% dos brasileiros. E cujas principais datas litúrgicas viraram feriados nacionais. Procissão, igreja, sinos, paixão e ressurreição são elementos destacados na canção “Paixão e fé” de Tavinho Moura e Fernando Brant, cantada por Milton Nascimento, no álbum Clube da Esquina Número 2 (1978).

A Folia de Reis ou Reisado é um evento católico que acontece na véspera do Natal, nascimento de Jesus. “Cálix Bento” é uma canção popular portuguesa, que foi incorporada na Folia de Reis do Norte de Minas Gerais. Em 1976, ganhou uma adaptação de Tavinho Moura e entrou no disco de Pena Branca e Xavantinho, em 1994 Como é costume no Catolicismo, entre o período da Páscoa e até no dia de Pentecostes, que representa a descida do Espírito Santo para os apóstolos de Cristo, a Bandeira do Divino, de cor vermelha trazendo a pomba e os sete dons do Espírito Santo, é carregada por um grupo de devotos católicos que visita casas de paroquianos, recebendo ofertas e servindo em seu percurso para o pagamento de promessas.

Festas religiosasEm 1978, Ivan Lins e Vitor Martins homenageiam esta passagem, com a canção “A Bandeira do Divino”, que se tornou um dos maiores sucesso de Ivan Lins. Muitas cidades do Brasil enquadram-se no turismo religioso católico. Com destaques para Juazeiro do Norte (CE), Nova Jerusalém (PE), Bom Jesus da Lapa (BA), Aparecida do Norte (SP) e Pirapora do Bom Jesus (SP). Estes são lugares destinam- se especialmente à visitação de templos, romarias e pagamento de promessas. Em seu disco “Que Moda”, de 1979, Passoca conta a história de um juramento de promessa e romaria em “Pirapora”, numa composição de Antonio Celso Duarte. Grande ícone da Igreja Católica é Nossa Senhora, mãe de Jesus, com suas aparições em alguns lugares, realizando milagres e assumindo novas personalidades, como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes. No Brasil, aparece como uma santa negra, para cobrar a igualdade entre as etnias. E como Nossa Senhora Aparecida vira a Padroeira do Brasil.

Em 1977, Elis Regina gravou a música “Romaria” de Renato Teixeira, que além de projetá-lo nacionalmente como cantor e compositor, transformou-se num hino dos romeiros que vão até a Basílica de Aparecida do Norte. Enfim, não podiam faltar as homenagens e as festas aos santos padroeiros de junho: Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo. Há muitas conhecidas canções para os festejos e quadrilhas de junho, que vão de Luiz Gonzaga a Mário Zan. Um destaque para “Santo Antonio” de Hermeto Paschoal (1979), com direito a pedidos de doação para o santo casamenteiro.

Nota 1: Pesquisa musical: Toni Liutk e Nando Cury Nota 2: Apesar dos elementos do catolicismo estarem presentes nas canções, isto não representa implicitamente a devoção de seus autores a esta religião.

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Ilustração de Lu Paternostro – Folias de Reis

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