DIGA ESPELHO MEU
Espelho lembra penteadeira da casa dos meus pais. Me lembra de histórias infantis. Neste caso, a história inesquecível de Branca de Neve e os diálogos entre o espelho mágico e a rainha má, no conto de fadas dos Irmãos Grimm. Ouvi, com minhas irmãs, no radio vitrola de papai, era um LP de capa bonita. Assisti ao primeiro longa-metragem de animação da Disney, numa sessão da tarde de sala de cinema de Botucatu. Contei a história pro meu filho em livro. Vimos juntos no vídeo.
Pelo espelho “amarcord” das diferentes fases e faces da vida. Aos 18 anos, cabelo grande e crespo, não tirava os olhos do espelho pra arrumar os cachos, era na porta do armário do quarto, no banheiro, no carro… Será que conseguiríamos dirigir sem espelhos? Hoje, próximo dos 70, com corte zero nos cabelos, acompanho por ele as minhas mudanças de imagens, a semelhança com meu pai… Tenho a ajuda do espelho para aparar a barba e outras atividades diárias. Já consigo bater altos papos tranquilos com ele, com maturidade. Uso certos olhares pra me alertar, elogiar, outras encaradas para me censurar, ou poses pra me preparar para alguma ação. Apesar dele me lembrar das marcas do tempo, gosto dessa parceria, continuo cheio de autoestima.
Escolhi duas músicas brasileiras que falam do espelho. A primeira é “Espelho de Nós” de Fernando Brant e Milton Nascimento. Destaca nas mensagens a analogia do ver, enxergar, tratar e amar aqueles que encontramos pelos caminhos, do mesmo modo que amamos a nós mesmos. Busca espelhar a todos, as necessidades comuns de comer, amar e sonhar. “Traz a farinha. Traz é o peixe. Traz é o pão. Que quer dividir. Quem vem de lá, o que nos traz? Quem vem de lá, que gente é? Quem vem de lá, vem é de paz? Quem vem de lá sabe o que quer? É gente nossa. Homem, mulher. Espelho de nós. Mistérios da fé.”
A outra canção chamada “É Hoje”, composta por Didi e Mestrinho e presente no álbum “Uns” por Caetano Veloso, que retrata momentos especiais de um desfile de carnaval. Neles o personagem, vestido de fantasia e de felicidade por estar participando do evento, pede ao espelho para comparar seu sentimento com os dos outros que vão sambar.” A minha alegria atravessou o mar. E ancorou na passarela. Fez um desembarque fascinante. No maior show da terra. Será que eu serei o dono dessa festa… É hoje o dia da alegria. E a tristeza, nem pode pensar em chegar. Diga espelho meu. Se há na avenida alguém mais feliz que eu”.
Mas, silenciosamente, o espelho guarda, reflete e ecoa melodias. Por isso sugiro uma pequena seleção de músicas, cantadas em inglês, e que falam sobre o espelho, the mirror. Detalhe importante: são pra ouvir na frente do espelho. Escolha seu espelho preferido e boa reflexão.
1. Começa com Michael Jackson, cantando a famosa “Man in the mirror”, de Siedah Garret e Glen Ballard. 2. Segue com “Mirrors”, composta e interpretada por Justin Timberlake. 3. Agora, a canção “In the mirror” de Jörgen Elofsson, com Demi Lovato.”
4. A próxima é Mirror , (Ellie Goulding , Mathieu Jomphe-Lepine.) com Ellie Goulding
5. E pra finalizar, Mirror (Lauren Barlow, Alyssa Barlow, Rebecca Barlow), com BarlowGirl.
NOTA.: Se quiser ouvir trechos destas canções é só ouvir o podcast deste episódio.
OUÇA O PODCAST DESTE TEXTO COM AS MÚSICAS. CLIQUE AQUI.
Imagem cabeçalho Tima Miroshnichenko / Pexels
Foto menor Mariana Kurnyk /Pexels
Compartilhe: