Imagem de pés e mãos

EMOÇÕES SOB AS MÃOS E OS PÉS

Carmem MirandaElas e eles representam nossas extremidades. Entre as mãos, que podemos esticar para cima, e os pés, que geralmente ficam plantados no chão, nós existimos. Em cima as mãos, independentes, arrojadas, pegadoras, espalhafatosas-indicadoras… Em baixo os pés, fixados, apoiadores, andadores, conduzidos-condutores…

 

PésPelas mãos e pés apuramos mais o sentido do tato, que nos responde pelo quente, frio, pelo áspero, macio, pelo reto ou ondulado. Dedos superiores e mãos sempre livres, abertos e fechados, prontos para realizar centenas de tarefas. Dedos inferiores e pés geralmente presos e cobertos por nossos calçados, a orientar nosso caminhar e direção. A frear e sustentar o peso do corpo ao sentar. Impulsionar o corpo para levantar. Esportes tradicionais e radicais se praticam com as mãos e os pés. As artes dependem das habilidades das mãos. Celulares, computadores, carros e tantos outros equipamentos funcionam ao comando das mãos e pés.

Consulta médica Passo a passo, nossos pés nos ajudam a percorrer caminhos. E nos colocam frente a frente aos trabalhos, diversões, eventos. No final do dia nos conduzem ao sofá para relaxar em frente ao televisor. E, finalmente até a cama para repousar. Palmo a palmo, em segundos e minutos, manipulamos nossas centenas de tarefas. Entretanto, nosso cotidiano corrido está ligado no automático. E poucas vezes nos lembramos de agradecer às mãos e aos pés por tudo o que realizam por nós. Poderia ser, ao menos, uma massagem ou um creme no final do dia.

Consulta médicaPelos mapeamentos da medicina oriental, que envolvem técnicas como as da acupuntura, reflexoterapia, do-in e calatonia, nas superfícies dos pés e das mãos existem pontos de contato com as principais partes do corpo, incluindo órgãos internos. Assim, pressões aplicadas corretamente por especialistas, em pontos das mãos ou do pés, chamados de plexos nervosos, podem provocar efeitos, como equilibrar a energia, aliviar tensões, ativar a circulação, evitando problemas físicos e também emocionais.

Aproveitando que nossas emoções passam com frequência pelas mãos e pés, para não correr o risco de trocar os pés pelas mãos, e nem ficar no contrapé, vamos pedir uma mãozinha temática às obras de compositores brasileiros. E sentir como eles tratam as mãos e os pés nas canções.

BeatlesOs namoros dos anos 60 eram oficializados quando a garota autorizava o garoto a pegar na sua mão, para passearem nas ruas ou assistirem juntos a uma sessão de cinema. Em 1963 uma música oficializava esse ritual. E abria as portas do mercado americano para uma banda inglesa chamada The Beatles. A canção era “I wanna hold your hand “(Lennon & McCartney). ”Oh, yeah, I’ll tell you something. I think you’ll understand. When I say that something. I want to hold your hand. I want to hold your hand. I want to hold your hand. Oh, please, say to me. You’ll let me be your man. And, please, say to me. You’ll let me hold your hand. Now let me hold your hand. I want to hold your hand.”

Belchior 2 é demaisNos anos 70, Belchior lembrava dessa situação romântica e da música famosa em “Medo de Avião” (Belchior), no seu segundo álbum “2 é Demais”. Foi por medo de avião. Que eu segurei pela primeira vez a tua mão… Agora ficou fácil, todo mundo compreende. Aquele toque Beatle. “I wanna hold your hand”.

 

Doces Bárbaros Ter o pé quente é ter sorte na vida. Mas, também a sabedoria indica que manter a cabeça fria ajuda muito nas horas de tomar uma decisão. É o que parece recomendar a letra de “Pé quente, cabeça fria”, (Gilberto Gil), lançada pelos Doces Bárbaros (Caetano, Gil, Gal e Bethânia), no álbum duplo de 1979.” Pé quente, cabeça fria (dou-lhe uma). Pé quente, cabeça fria (dou-lhe duas). Pé quente, cabeça fria (dou-lhe três). Saia despreocupado. Você pode conquistar o mundo dessa vez.”

Gal Tropical“Estrada do sol” é uma parceria de Tom Jobim com Dolores Duran, que traz uma bela referência ao tema. Das muitas ótimas gravações, escolho a de Gal Costa, do disco “Gal Tropical”, de 1979 para representá-la. “É de manhã vem o sol, mas os pingos da chuva que ontem caíram. Ainda estão a brilhar. Ainda estão a dançar. Me dê a mão vamos sair pra ver o sol, Me dê a mão pra ver o sol. O sol.”

 

Capa Mulher- Erasmo Carlos“Mulher (sexo frágil)”, composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos, e famosa na voz de Erasmo Carlos em 1981, resgata a comparação de “chegar aos pés de alguém”. Na delicadeza dos seus versos traz uma homenagem direta à Narinha, primeira mulher de Erasmo, que aparece na capa do álbum. ““Mulher, mulher. Do barro de que você foi gerada. Me veio inspiração. Pra decantar você nessa canção. Na escola em que você foi ensinada. Jamais tirei um dez. Sou forte, mas não chego aos seus pés.”.

NOTA 1 – Pesquisa histórica, pesquisa musical e texto por: Nando Cury

NOTA 2 – Referências:  I wanna hold your hand (Lennon&McCartney), Medo de avião (Belchior), Pé quente, cabeça fria, (Gilberto Gil), Estrada do sol (Tom Jobim, Dolores Duran), Mulher (sexo frágil) (Erasmo Carlos).


 

Compartilhe:

⇓ Para seu comentário, pergunta ou mensagem.
Sua mensagem

Gostaria de receber aviso de novidades no seu email?
SIM NÃO